Mais que conteúdo e conversa: como podcasts aproximam marcas das pessoas por meio de narrativas reais e escuta ativa
Nos últimos anos, o podcast deixou de ser apenas uma fonte de entretenimento e passou a ocupar um papel estratégico no mundo dos negócios.
Empresas de todos os portes estão descobrindo o poder desse formato para construir autoridade, gerar conexão com o público e ampliar a visibilidade da marca. Pesquisas indicam que marcas com presença consistente em podcasts podem aumentar em até 70% sua visibilidade online, graças à fidelidade da audiência e ao consumo prolongado de conteúdo.
Segundo Thiago (Tingo), criador de conteúdo e Host do Podcast TiVi no Pod “O grande diferencial do podcast está em sua capacidade de criar intimidade.
Ao contrário de outros formatos mais visuais e imediatos, o áudio permite uma comunicação mais profunda e pessoal ”. É nesse espaço que as marcas encontram uma oportunidade única: contar histórias reais, compartilhar bastidores e dialogar com o público sem os filtros e formalidades das mídias tradicionais.
Quando bem conduzido, um podcast transforma ouvintes em seguidores fiéis, e muitas vezes, em clientes.
Outro ponto forte está na natureza conversacional do formato. Em vez de vender diretamente, o podcast convida à reflexão, à escuta e ao relacionamento.
Marcas que adotam essa abordagem saem na frente ao se posicionarem não como anunciantes, mas como parte da rotina de seus consumidores. É um canal onde especialistas podem demonstrar conhecimento, empreendedores podem humanizar seus negócios e clientes podem se sentir ouvidos.
Vitor Castro, comunicador e Host do Podcast TiVi no Pod, reforça essa ideia: “O conteúdo gerado em áudio pode ser reaproveitado em diversas plataformas: transcrições viram posts de blog, trechos viram vídeos curtos para redes sociais e insights podem inspirar newsletters ou e-books. Isso aumenta o alcance da mensagem com baixo custo de produção e ainda melhora o SEO da marca, já que os mecanismos de busca valorizam conteúdo original e bem estruturado”.
Por fim, começar um podcast hoje é mais simples e acessível do que nunca. Com um microfone básico, um bom roteiro e consistência, qualquer empreendedor pode transformar sua expertise em um canal de valor para seu público.
Em um cenário onde a atenção é o ativo mais disputado, entregar conversas de verdade e histórias com propósito pode ser exatamente o que sua marca precisa para ser lembrada, e escolhida.
Sobre os Hosts
Tingo é produtor de festas e promoter de baladas, além de ser um talentoso entrevistador que leva sua espontaneidade e bom humor para as festas que organiza. Ele é o tipo de pessoa que transforma qualquer ambiente com sua energia contagiante, sempre pronto para fazer piadas e criar momentos leves e divertidos.
Por outro lado, Vitor Castro é produtor de eventos corporativos há 14 anos. Com uma vasta experiência atendendo grandes clientes como Vivo, Bradesco, TikTok, Nestlé e Amstel, ele também é conhecido por criar e organizar eventos de entretenimento, como o famoso Samba do Vitu, que completou 6 anos de sucesso.
Vitor traz para o TiVi no Pod um estilo mais sereno e comunicativo, sempre buscando motivar e inspirar o público com conteúdo valioso e reflexivo.
Juntos, Tingo e Vitor formam uma dupla dinâmica, unindo características diferentes, mas com uma sintonia perfeita, o que promete proporcionar aos ouvintes uma experiência rica e envolvente.
Carol Freitas Assessoria 11981106493 [email protected]